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quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Autismo

Definições

  • O autismo é uma deficiência no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. É incapacitante e aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida. Acontece cerca de 20 entre 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino.
  • Transtorno global do desenvolvimento caracterizado por: um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes dos três anos de idade e apresentando uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios seguintes: interações sociais, comunicação , comportamento focalizado e repetitivo. 
Causas: Não se conhece a causa do autismo, mas estudos de gêmeos idênticos indicam que a desordem pode ser, em parte, genética, porque tende a acontecer em ambos os gêmeos se acontecer em um. Embora a maioria dos casos não tenha causa óbvia, alguns podem estar relacionados a uma infecção viral, fenilcetonúria que é uma deficiência herdada de enzima, ou  a síndrome do X Frágil. Além disso pode-se admitir que tenha relação com fatos ocorridos durante a gestação ou parto.

Sintomas: Geralmente persistem ao longo de toda a vida e são verificados através de muita observação, tais como:
  • Usa as pessoas como ferramenta, isto é, aponta objetos para que as pessoas peguem para eles sem manifestarem esforço para fazê-lo;
  • Resiste a mudanças de rotina;
  • Isola-se e não se mistura a outras crianças;
  • Não mantém contato visual com outra pessoa;
  • Age como se fosse surdo, não atendendo a chamados;
  • Resiste ao aprendizado;
  • Apresenta apego a determinados objetos;
  • Não apresenta medo de perigos;
  • Gira objetos de maneira estranha e peculiar;
  • Apresenta risos e movimentos com relação a nada;
  • Resiste extremamente ao contato físico;
  • Acentuada hiperatividade física;
  • Às vezes torna-se agressivo, destrói objetos, ataca e fere pessoas aparentemente sem motivo;
  • Apresenta certos gestos imotivados como balanças as mãos ou ficar balançando-se;
  • apresenta comportamento indiferente e arredio;
  • Cheira ou lambe os brinquedos.
Diagnóstico: Não existem exames laboratoriais ou de imagem que diagnostiquem o autismo.
Os pais são os primeiros a notar algo diferente nas crianças autistas. Quando bebê mostra-se indiferente à estimulação por pessoas ou brinquedos, focando sua atenção por longos períodos em determinados itens.Normalmente o diagnóstico é feito clinicamente através de entrevista e histórico do paciente. No entanto, tem famílias que levam anos para perceber algo anormal na criança, causando atraso para o início de uma educação especial, pois quanto antes se inicia o tratamento, melhor é o resultado.

Tratamento: Deve ser feito por uma equipe multi e interdisciplinar:
  • Tratamento médico - formado por Pediatra, Neurologista, Psiquiatra e Dentista.
  • Tratamento com Equipe Especializada - formado por Psicopedagogo, Psicólogo, Pedagogo, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta e Orientador Familiar.
Porém a família é a base do tratamento com envolvimento total ao próprio. Estes devem procurar fonte de apoio, como: Terapeuta, amigo, religião  e lembrar-se que o Autismo é para sempre. O sucesso do tratamento depende exclusivamente da qualificação dos profissionais que se dedicam ao atendimento, bem como a dedicação e empenho dos familiares.
Dica de livros para pais  e educadores: 

  • Livro Brincar para Crescer 

201 Atividades projetadas para ajudar crianças especiais a desenvolver habilidades sociais fundamentais - escrito por Tali Berman e Abby Rappaport
Brincar para Crescer é um ótimo companheiro para pais e profissionais ligados a crianças de todo o espectro do Autismo. O livro auxilia pais e profissionais a promover o desenvolvimento de habilidades de suas crianças enquanto estas se divertem brincando em motivadoras atividades interativas. 
  • "DIBS, EM BUSCA DE SI MESMO" - Virgínia Maxline - Um livro indicado para todas as escolas. 
 Acesse: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/3/5/5.html e encontre Atividades Interativas Educacionais e para Desenvolver a Linguagem da criança ou adulto com Autismo.


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Transtornos Globais do Desenvolvimento


A definição dos Transtornos Globais do Desenvolvimento -TGD - engloba três núcleos de transtornos no desenvolvimento:
Qualitativo da relação;  Alterações da comunicação e da linguagem; Falta de flexibilidade mental e comportamental. Sendo assim, os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas, com padrões de comunicação estereotipados e repetitivos e estreitamento nos interesses e nas atividades. Geralmente se manifestam nos primeiros cinco anos de vida. Dentre eles citaremos: Autismo, Síndrome de Asperger, Deficiência em X-Frágil, Síndrome de Williams, Síndrome de Rett e Psicose Infantil. Nas próximas postagens escreveremos detalhadamente sobre cada um deles.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

II Fórum Municipal de Educação - "A Educação no rumo certo"

Educadores de Caçapava, acontecerá no dia 14/10/2011, na EMEF. "Edmir Viana Moura", das 08h às 17h, o II Fórum Municipal de Educação. Confiram a programação: