A Síndrome de Williams é uma desordem genética e rara, onde por muitas vezes não consegue ser diagnosticada. É uma doença conhecida como “face de “gnomo” ou “fadinha”, por suas características serem de nariz pequeno e empinado, cabelos encaracolados, lábios cheios, dentes pequenos e sorriso frequente. Geralmente essas pessoas apresentam problemas de coordenação e equilíbrio, apresentando atraso psicomotor. Seu comportamento é sociável e comunicativo. Geralmente tardam a andar e a falar, mas apresentam facilidade para rimas e canções, pois tem boa memória auditiva.
As medidas preventivas devem-se iniciar logo na primeira infância para descarte de anomalias do coração e rins, bem como problemas de hipertensão arterial.
Percebe-se ainda que na adolescência, pode haver a presença de escoliose e contratura das articulações, bem como obesidade em 29% dos casos.
Dicas para trabalhar com alunos portadores da Síndrome:
- Estimular a motricidade fina devido dificuldades motoras, o que dificulta o desenho da escrita (atividades para treino motor);
- Propiciar o maior convívio possível com outros grupos de criança na escola;
- Trabalhar atividades que facilitam a articulação da linguagem como: rimas e canções (recurso valioso para estimular a aprendizagem).
Nenhum comentário:
Postar um comentário