- Ofereça situações em que o aluno possa participar;
- Utilize materiais concretos;
- Apresente experiências da vida cotidiana;
- Incentive a escrita e a leitura como uma função social, não apenas reprodução;
- Utilize de pequenos textos e faça uso da comunicação, dramatização, reconto ou interpretação oral;
- Desevolva trabalhos com o nome do aluno, listas cotidianas, palavras que façam parte do vocabulário e da visão de mundo que o aluno tenha (utilize-se, quando necessário, da prancha de comunicação alternativa);
- Trabalhe com cultura popular (parlendas, rimas, cantigas...);
- Utilize-se de gravadores, recortes e colagens, ilustrações, brincadeiras e outros...
- Estabeleça rotinas educacionais em casa e na escola. É importante que o aluno realize tarefas escolares, com mediações em alguns casos. Mas nunca fazer as tarefas para o aluno. O professor conhece as habilidades de seus alunos;
- Promova atividades de coordenação motora grossa para depois promover as atividades de cordenação motora fina;
- Priorize as atividades a partir de contextos reais, divida-as em partes, quando necessário;
- Disponha de poucos estímulos no momento de uma dada tarefa. Coloque o essencial para a realização da mesma;
- Registre diariamente o desenvolvimento das atividades do aluno em seu diário escolar. Cole as produções que o educando realizou em caderno, pastas, apostilas, sempre registrando o objetivo da atividade, o quê e como desenvolveu, o que ele fez / pintou / escreveu.
Professor, você não é a única pessoa responsável pelo aluno, mas é o mediador, dentro da escola, para que as relações sociopedagógicas aconteçam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário