Para muitos de nossos alunos aprender matemática é um sofrimento. Muitos deles não entendem o que aqueles números estão fazendo ao lado dos sinais gráficos e assim dificultam o seu cotidiano escolar; gerando aos nossos olhos desinteresse ou preguiça da parte deles.
A discalculia não é um transtorno causado por deficiência intelectual, déficits visuais ou auditivos, ou por má escolarização. Ela é considerada um distúrbio de aprendizagem que pode originar dificuldades na memória auditiva (memorização), no entendimento à situação-problema (interpretação), na percepção visual (troca os números 6 por 9, 3 por 8) ou quando o aluno apresentar disgrafia (dificuldade na escrita de letras e números).
- dificuldade em visualizar conjunto de objetos dentro de um conjunto maior;
- dificuldade em conservar a quantidade (10 + 10 é igual 2 x 10) ou (R$ 5 + R$ 5 é igual R$ 10);
- dificuldade de saber sucessor e antecessor;
- dificuldade em classificar números;
- dificuldade em montar operações.
Dicas para o trabalho em sala de aula:
- trabalhe com fichas de apoio numéricas e sequenciais;
- associe números às quantidades corretas;
- utilize material dourado para fazer equivalência / associação;
- trabalhe com situações problemas do cotidiano do aluno:
perdi, ganhei;
deu, dei;
tenho, falta.
- realize gráficos de barra para ilustrar quantidade x associações;
- faça uso do caderno quadriculado por faciliatar a contagem termo a termo.
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