Tradutor

Colocar no meu Blog!

quinta-feira, 7 de março de 2013

DISCALCULIA

Para muitos de nossos alunos aprender matemática é um sofrimento. Muitos deles não entendem o que aqueles números estão fazendo ao lado dos sinais gráficos e assim dificultam o seu cotidiano escolar; gerando aos nossos olhos desinteresse ou preguiça da parte deles.
A discalculia não é um transtorno causado por deficiência intelectual, déficits visuais ou auditivos, ou por má escolarização. Ela é considerada um distúrbio de aprendizagem que pode originar dificuldades na memória auditiva (memorização), no entendimento à situação-problema (interpretação), na percepção visual (troca os números 6 por 9, 3 por 8) ou quando o aluno apresentar disgrafia (dificuldade na escrita de letras e números).

Características da Discalculia:

  • dificuldade em visualizar conjunto de objetos dentro de um conjunto maior; 
  • dificuldade em conservar a quantidade (10 + 10 é igual 2 x 10) ou (R$ 5 + R$ 5 é igual R$ 10);
  • dificuldade de saber sucessor e antecessor;
  • dificuldade em classificar  números;
  • dificuldade em montar operações.
Dicas para o trabalho em sala de aula:
  • trabalhe com fichas de apoio numéricas e sequenciais;
  • associe números às quantidades corretas;
  • utilize material dourado para fazer equivalência / associação;
  • trabalhe com situações problemas do cotidiano do aluno:
 Exemplos: compra, venda troca; 
                   perdi, ganhei; 
                   deu, dei;
                   tenho, falta.
  • realize gráficos de barra para ilustrar quantidade x associações;
  • faça uso do caderno quadriculado por faciliatar a contagem termo a termo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário