A síndrome de Asperger é considerada um transtorno localizado no ponto mais alto do final do continuum do autismo. Segundo a comparação de Van Krevelen (citado em Wing, 1991), a criança com autismo com nível de funcionamento baixo "vive num mundo próprio", enquanto que a criança com autismo com funcionamento mais alto, "vive no nosso mundo", mas a sua própria maneira.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS SOBRE A SÍNDROME DE ASPERGER
- Faltam a essas crianças a compreensão das relações humanas e regras do convívio social;
- Faltam habilidades para lidar com as mudanças;
- Emocionalmente vulneráveis;
- Tem níveis de inteligência na média ou acima da média e memória de rotina superior;
- Determinação por um tema / interesse;
- Não há uma receita exata de intervenções em sala de aula;
- Podem não gostar de contatos físicos;
- Falam junto com as pessoas ao invés de para elas;
- Não entendem brincadeiras complexas;
- Uso de tom de voz monótono ou estridente;
- Uso inapropriado do olhar fixo e linguagem corporal;
- Tem discurso bem desenvolvido, mas vocabulário pobre;
- Fala semelhante a adulto e pedante;
- Possui preocupações excêntricas, fixas, são ansiosos;
- Perguntam insistentemente sobre seus interesses...
SEGUEM ALGUMAS SUGESTÕES PARA UM TRABALHO PEDAGÓGICO
- Fornecer ambiente previsível e seguro;
- Minimizar as transições;
- Oferecer rotinas diárias consistentes;
- Preparar a criança previamente para as atividades escolares;
- Prevenir medo obsessivo;
- Proteger a criança de ser importunada ou bulida;
- Criar situações cooperativas onde suas habilidades sejam vistas como vantajosas pelos colegas;
Ensinar a reagir a situações sociais e a ter um repertório de respostas para usar em várias situações escolares;
Trabalhar pela comunicação oral avaliando-a e registrando dados para relatórios bimestrais e fechamento do desenvolvimento progressivo durante o semestre.
Permitir que a criança faça perguntas fixas somente no período combinado. Por exemplo, na hora do recreio, visto que há uma rotina a ser cumprida em sala de aula;
Apresentar atividades de alfabetização de forma concreta. Faça uso de imagens, jogos pedagógicos, vídeos e outros recursos que chamem a atenção do aluno. Não fixe em tarefas escritas!!!
Proporcione momentos de descontração com todos da turma, fazendo atividades extra-classe em alguns momentos. Isso deixará os alunos menos ansiosos em sala de aula.
SUGESTÃO DE LEITURA: "OLHE NOS MEUS OLHOS - minha vida com a Síndrome de Asperger" (John Elder Robinson - Editora Larousse) - A história de um portador da síndrome, a qual somente fora diagnosticada quando ele tinha 40 anos de idade. Você irá se emocionar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário