O nome desta síndrome se dá ao fato de o cromossomo X de um indivíduo apresentar uma falha na porção subterminal de seu braço longo, quando suas células são cultivadas em condições de deficiência de ácido fólico ou que afetem o metabolismo das bases nitrogenadas necessárias para a síntese do DNA. A esse cromossomo se dá ao nome X-Frágil. Detectando-se essa falha no exame dos cromossomos diz-se que o indivíduo com retardo mental tem a síndrome e do cromossomo X-Frágil.
A síndrome afeta tanto o sexo masculino quanto ao feminino, sendo de maior frequência nos meninos. Porém nas meninas o quadro clínico é menos grave em geral.
Os sintomas diferem entre os sexos.
No masculino:
- Região frontal algo protuberante;
- Face alongada;
- Orelhas grandes, de implantação baixa, frequentemente;
- Mandíbula projetada para frente;
- Aumento do tamanho dos testículos;
- Desenvolvimento retardado da linguagem;
- Graves problemas de atenção;
- Conduta instável com momentos de carinho e momentos de violência;
- Diminuição quanto ao padrão de personalidade, aparecendo logo na primeira infância;
- Olhar evasivo;
- Comer unhas desde cedo;
- Flacidez muscular;
- Retardamento intelectual;
- Convulsões.
No feminino:
- Esta síndrome, no sexo feminino, quando encontrada é assintomática apresentando um quadro clínico dentro da normalidade. Normalmente a causa da procura ao médico seja pela dificuldade de aprendizagem ou desvios de condutas.
Características:
- A criança portadora da síndrome do X-Frágil apresenta alterações da fala e da linguagem, não conseguindo elaborar frases curtas. A fala é rápida em ritmo desordenado, de alto volume e dificuldade na relação semântica;
- O seu aprendizado dá-se por estimulação visual e a maioria delas têm dificuldades variáveis para a solução de problemas. Na maioria dos casos o aprendizado está comprometido;
- Tanto o adulto quanto a criança apresentam frequentemente problemas comportamentais;
- A oscilação do humor e momentos de agressividade são mais comuns em meninos; sendo que a agressividade predomina nos adolescentes e adultos , incluindo também as meninas;
- Uma das características comuns é a ansiedade; a qual se manifesta quando estes se deparam com novas situações, podendo chegar à ataques de pânico.
Dica de livro: Síndrome do X-Frágil (Martha Carvalho) - Um guia para famílias e profissionais.
Dicas para trabalhar com alunos portadores da Síndrome:
- Utilize de recursos visuais, pois facilita o aprendizado;
- Cuidado com a poluição visual, exageros não são bem vindos;
- Proponha atividades também fora da sala de aula;
- Mantenha a sala de aula um ambiente prazeroso, criador e seguro. Um lugar facilitador da aprendizagem.
- Trabalhe concretamente com situações-problemas que atendam ao cotidiano do aluno;
- Fale sempre de frente ao aluno, pois se o (a) professor (a) estiver fora do campo visual do mesmo, este não fará a compreensão do todo;
- Divida as tarefas em partes, respeitando o ritmo do aluno aprender;
- Elogie-o quando realizar a atividade com sucesso. Não enfoque apenas as dificuldades;
- Cabe ao professor acreditar que o aluno com dificuldade possa aprender e buscar ferramentas necessárias para atendê-lo dentro de suas necessidades educacionais.
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