Tradutor

Colocar no meu Blog!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

SÍNDROME DE RETT


            A Síndrome de Rett é uma doença neurológica que afeta principalmente o sexo feminino e somente neurologistas e pediatras podem diagnosticar através de avaliações criteriosas. É caracterizada pela perda progressiva das funções neurológicas e motoras, após um período de desenvolvimento aparentemente normal. As habilidades adquiridas são perdidas gradativamente e surgem estereotipias manuais, que nada mais é do que movimentos repetitivos e involuntários das mãos.
            Essa síndrome pode ser classificada em duas formas: clássica (dividas em 4 estágios clínicos) e atípica (onde nem todos sintomas estão presentes e os estágios clínicos podem surgir em idade bem diferente da esperada).

            Como lidar com essas crianças na escola?
     
É preciso criar estratégias para que as meninas com Síndrome de Rett possam aprender.

·    Estabelecer sistemas de comunicação que ajudem a criança, como: placas com desenhos e palavras, para que ela possa indicar o que deseja.
·    A escola deve ser um espaço acessível, já que muitas crianças com essa síndrome necessitam de equipamentos para caminhar.
·    Respeite o tempo de aprendizagem de cada criança e conte com a ajuda do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
·    Faça ajustes nas atividades sempre que necessário e procure apresentar os conteúdos de maneira bem visual, para facilitar a compreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário