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terça-feira, 27 de dezembro de 2011

SÍNDROME DE ASPERGER


A síndrome de Asperger é considerada um transtorno localizado no ponto mais alto do final do continuum do autismo. Segundo a comparação de Van Krevelen (citado em Wing, 1991), a criança com autismo com nível de funcionamento baixo "vive num mundo próprio", enquanto que a criança com autismo com funcionamento mais alto, "vive no nosso mundo", mas a sua própria maneira. 

 ALGUMAS CARACTERÍSTICAS SOBRE A SÍNDROME DE ASPERGER
  • Faltam a essas crianças a compreensão das relações humanas e regras do convívio social;
  • Faltam habilidades para lidar com as mudanças;
  • Emocionalmente vulneráveis;
  • Tem níveis de inteligência na média ou acima da média e memória de rotina superior;
  • Determinação por um tema / interesse;
  • Não há uma receita exata de intervenções em sala de aula;
  • Podem não gostar de contatos físicos;
  • Falam junto com as pessoas ao invés de para elas;
  • Não entendem brincadeiras complexas;
  • Uso de tom de voz monótono ou estridente;
  • Uso inapropriado do olhar fixo e linguagem corporal;
  • Tem discurso bem desenvolvido, mas vocabulário pobre;
  • Fala semelhante a adulto e pedante;
  • Possui preocupações excêntricas, fixas, são ansiosos;
  • Perguntam insistentemente sobre seus interesses...

SEGUEM ALGUMAS SUGESTÕES PARA UM TRABALHO PEDAGÓGICO
  • Fornecer ambiente previsível e seguro;
  • Minimizar as transições;
  • Oferecer rotinas diárias consistentes;
  • Preparar a criança previamente para as atividades escolares;
  • Prevenir medo obsessivo;
  • Proteger a criança de ser importunada ou bulida;
  • Criar situações cooperativas onde suas habilidades sejam vistas como vantajosas pelos colegas;

Ensinar a reagir a situações sociais e a ter um repertório de respostas para usar em várias situações escolares;
Trabalhar pela comunicação oral  avaliando-a e registrando dados para relatórios bimestrais e fechamento do desenvolvimento progressivo durante o semestre.
Permitir que a criança faça perguntas fixas somente no período combinado. Por exemplo, na hora do recreio, visto que há uma rotina a ser cumprida em sala de aula;
Apresentar atividades de alfabetização de forma concreta. Faça uso de imagens, jogos pedagógicos, vídeos e outros recursos que chamem a atenção do aluno. Não fixe em tarefas escritas!!!
Proporcione momentos de descontração com todos da turma, fazendo atividades extra-classe em alguns momentos. Isso deixará os alunos menos ansiosos em sala de aula.

SUGESTÃO DE LEITURA:  "OLHE NOS MEUS OLHOS - minha vida com a Síndrome de Asperger" (John Elder Robinson - Editora Larousse) - A história de um portador da síndrome, a qual somente fora diagnosticada quando ele tinha 40 anos de idade. Você irá se emocionar.

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