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terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Deficiência em X-Frágil / Síndrome do X-Frágil

O nome desta síndrome se dá ao fato de o cromossomo X de um indivíduo apresentar uma falha na porção subterminal de seu braço longo, quando suas células são cultivadas em condições de deficiência de ácido fólico ou que afetem o metabolismo das bases nitrogenadas necessárias para a síntese do DNA. A esse cromossomo se dá ao nome X-Frágil. Detectando-se essa falha no exame dos cromossomos diz-se que o indivíduo com retardo mental tem a síndrome e do cromossomo X-Frágil.
A síndrome afeta tanto o sexo masculino quanto ao feminino, sendo de maior frequência nos meninos. Porém nas meninas o quadro clínico é menos grave em geral.
Os sintomas diferem entre os sexos. 

No masculino:
  • Região frontal algo protuberante;
  • Face alongada;
  • Orelhas grandes, de implantação baixa, frequentemente;
  • Mandíbula projetada para frente;
  • Aumento do tamanho dos testículos;
  • Desenvolvimento retardado da linguagem;
  • Graves problemas de atenção;
  • Conduta instável com momentos de carinho e momentos de violência;
  • Diminuição quanto ao padrão de personalidade, aparecendo logo na primeira infância;
  • Olhar evasivo;
  • Comer unhas desde cedo;
  • Flacidez  muscular;
  • Retardamento intelectual;
  • Convulsões.
No feminino: 

  • Esta síndrome, no sexo feminino, quando encontrada é assintomática apresentando um quadro clínico dentro da normalidade. Normalmente a causa da procura ao médico seja pela dificuldade de aprendizagem ou desvios de condutas.

Características:
  • A criança portadora da síndrome do X-Frágil apresenta alterações da fala e da linguagem, não conseguindo elaborar frases curtas.  A fala é rápida em ritmo desordenado, de alto volume e dificuldade na relação semântica;
  • O seu aprendizado dá-se por estimulação visual e a maioria delas têm dificuldades variáveis para a solução de problemas. Na maioria dos casos o aprendizado está comprometido;
  • Tanto  o adulto quanto a criança apresentam frequentemente problemas comportamentais;
  • A oscilação do humor e momentos de agressividade são mais comuns em meninos; sendo que a agressividade predomina nos adolescentes e adultos , incluindo também as meninas;
  • Uma das características comuns é a ansiedade; a qual se manifesta quando estes se deparam com novas situações, podendo chegar à ataques de pânico.
Dica de livro: Síndrome do X-Frágil (Martha Carvalho) - Um guia para famílias e profissionais. 

Dicas para trabalhar com alunos portadores da Síndrome:
  • Utilize de recursos visuais, pois facilita o aprendizado;
  • Cuidado com a poluição visual, exageros não são bem vindos;
  • Proponha atividades também fora da sala de aula;
  • Mantenha a sala de aula um ambiente prazeroso, criador e seguro. Um lugar facilitador da aprendizagem.
  • Trabalhe concretamente com situações-problemas que atendam ao cotidiano do aluno;
  • Fale sempre de frente ao aluno, pois se o (a) professor (a) estiver fora do campo visual do mesmo, este não fará a compreensão do todo;
  • Divida as tarefas em partes, respeitando o ritmo do aluno aprender;
  • Elogie-o quando realizar a atividade com sucesso. Não enfoque apenas as dificuldades;
  • Cabe ao professor acreditar que o aluno com dificuldade possa aprender e buscar ferramentas necessárias para atendê-lo dentro de suas necessidades educacionais.



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