Tradutor

Colocar no meu Blog!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

A escola educa, mas não muda o caráter das pessoas

Caro leitor, pensamos levá-lo à reflexão sobre algo de muito valor na educação das pessoas, a escola, mas a qual não tem o poder de mudar o caráter dos alunos.
Você como educador já se sentiu derrotado por não mudar o caráter de algum dos seus alunos? E pensou que todo o seu esforço e dedicação foram jogados ao lixo por não ver resultado positivo?
Embora façamos um trabalho direcionado a todos os alunos da sala, sempre tem aquele aluno que se comporta de forma diferente. É inteligente mas não aceita aquilo que não condiz com a sua forma de pensar. E você, que acredita no seu potencial como educador, faz de tudo ou ao menos tenta fazer algo que possa mudar o caráter desse aluno. Não conseguindo, se sente desmotivado e desacreditado na educação. Queremos lhe dizer que não podemos julgar nossas atitudes e resultados apenas por um educando; mas pela maioria. Existem pessoas que não são capazes de mudar, nem mesmo pela educação recebida, pois é uma questão de caráter. O importante é fazer a sua parte para que amanhã não seja cobrado pelo que deixou de fazer.
Escolhemos um filme que trata bem essa questão e nos leva a entender que nada nessa vida é perfeito. Mostra-nos que a escola é importante sim, mas para aqueles que querem aprender, ser diferentes, ter ousadias e acreditam em si mesmos. Porém sofremos influências de vários aspectos e vamos sendo moldados, pois como disse Paulo Freire:
Ninguém nasce feito. Vamos nos fazendo aos poucos, na prática social que tomamos parte.” Conforme vamos crescendo, o ambiente que nos rodeia, nos passa informações que vão moldando nossa personalidade. A família desenvolve um papel fundamental nesse aperfeiçoamento, assim como a escola, os amigos e o trabalho. O filme mostra bem isso; a escola, não tem força para mudar sozinha o caráter do ser humano. Você compreenderá essa frase com as informações passadas nesse filme.
E algo importantíssimo: O final depende do começo. Assista ao filme e reflita sobre a sua prática educacional.
Sugestão de filme: “O Clube do Imperador”

Um comentário:

  1. Gostaríamos de parabenizar a Orientadora Pedagógica, da EMEF."Ruy Barbosa", Suzana Marcia, da cidade de Caçapava, pela iniciativa de trabalhar com um grupo de professores em uma reunião pedagógica, o assunto em questão. Segundo a própria, os professores foram levados a um momento de reflexão sobre as situações escolares que vivenciam na prática da sala de aula.

    ResponderExcluir