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quarta-feira, 6 de julho de 2011

Incidências Sobre a Escolaridade Diante das Dificuldades de Aprendizagem.

Como Psicopedagogas observamos que as dificuldades de aprendizagem muitas vezes estão na base da escolarização, na qual os aspectos psicomotores não são explorados. É claro que não devemos enfatizar que a má alfabetização está associada somente a este fato, mas é um dos elementos básicos, pré-requisitos que podem contribuir para que isso ocorra.
Você já percebeu que existem alunos com uma má caligrafia? Isso pode estar atrelado ao esquema corporal e a base de coordenação dos movimentos. Geralmente é uma criança que apresenta-se mais por gestos do que por palavras. Nem sempre faz a leitura de uma forma correta.
Uma outra situação são crianças que apresentam problemas de ordem espacial. Um exemplo disso é a criança que não distingue direita e esquerda, tem dificuldade na organização e sequenciação de dados ou fatos. Isso ocorre devido à dificuldade de lateralização.
Um outro problema comum nos alunos é a dificuldade espacial. Muitos educadores ao observarem trocas fonêmicas, as relacionam com dificuldades ortográficas. Ex: b/d, p/q. Sendo que estas muitas vezes estão relacionadas à percepção espacial e não às dificuldades de alfabetização propriamente ditas.
É importante ressaltar ainda que a orientação temporal e espacial, podem acarretar confusão na ordenação dos elementos de uma sílaba, na construção de uma frase, na análise gramatical e na matemática.
Diante desses dados podemos considerar que a psicomotricidade pode sim incindir sobre o rendimento escolar dos alunos. Sendo assim, torna-se imprescindível que professores de Séries Iniciais busquem diferentes técnicas que levem ao desenvolvimento das habilidades de seus alunos.
Segundo Marcia Ferreira, autora do livro “Ação psicopedagógica na sala de aula-Uma questão de inclusão” (pág. 74) Ed. Paulus - “O homem é um ser com raízes espaço-temporais, e ao qual cabe operar uma interação entre si e o mundo que o cerca.” Assim pensamos que diante de uma aula diversificada precisamos conhecer os alunos e seu desenvolvimento. Abaixo colocamos alguns itens a serem observados dentro de um nível do desenvolvimento de cada aluno, e após fazer um gráfico comparativo para se ter um parâmetro a ser trabalhado com a turma.


Através deste quadro, você professor, poderá adaptar cada aluno dentro da proposta pedagógica escolar e perceberá que isso poderá ser gratificante tanto para o aluno quanto à você.
Lembre-se: Toda criança tem talento e o professor é um dos mediadores de todo esse processo. Agora é com você!
Na próxima postagem falaremos sobre HIPERATIVIDADE. Até lá!

3 comentários:

  1. Adorei este post. Realmente todo aluno é talentoso e cabe ao professor a observação destas dificuldades a fim de que este atinja seu mais alto potencial... Beijo grande a vcs... O blog está lindo! Parabéns!

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  2. A ideia deta postagem foi sensacional. Pois pude perceber que a psicomotricidade influencia e muito na aprendizagem. Tenho muitos alunos com vários problemas dos quais vcs citaram e nunca relacionei à psicomotricidade. Foi muito legal vcs colocarem tb a tabela para observarmos os alunos em seus níveis de desenvolvimento. Parabéns pelo blog. Abraços e muito sucesso! Uma admiradora desse trabalho magnífico.

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  3. Sou admirador das duas!! Caçapava precisava dessa união para fazerem a diferença nas escolas do município. Bela postagem! Vejo o quanto a psicomotricidade influencia na aprendizagem das nossas crianças. Continuem esbanjando talento. Vcs merecem Bjs!! Matrix

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