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quinta-feira, 14 de julho de 2011

Hipóteses da Escrita

Uma das grandes dificuldades que educadores têm por inúmeras vezes é identificar a fase da escrita em que os alunos se encontram. Emília Ferrero e Ana Teberosky, no livro Psicogênese da Língua Escrita, por acreditarem que a criança busca a aprendizagem na medida em que constrói o raciocínio lógico, inicia o processo de construção da escrita. Veja como ocorre estas fases:

Nível 1: Hipótese Pré-Silábica
A criança:

  • não estabelece vinculo entre fala e escrita;
  • demonstra intenção de escrever através de traçado linear com formas diferentes;
  • usa letras do próprio nome ou letras e números na mesma palavra;
  • caracteriza uma palavra como letra inicial;

tem leitura global, individual e instável do que escreve: só ela sabe o que quis escreve.

Nível 2: Hipótese Silábica Sem Valor ou Intermediário I
A criança

  • começa a ter consciência de que existe alguma relação entre pronúncia e a escrita;
  • começa a desvincular a escrita das imagens e os números das letras;
  • conserva as hipóteses da quantidade mínima e da variedade de caracteres.


Nível 3: Hipótese Silábica com Valor
A criança:

  • já supõe que a escrita representa a fala;
  • tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras;
  • já supõe que a menor unidade de língua seja a sílaba;
  • em frases, pode escrever uma letra para cada palavra.


Nível 4: Hipótese Silábico-Alfabética ou Intermediário II
A criança:

  • inicia a superação da hipótese silábica;
  • compreende que a escrita representa o som da fala;
  • passa a fazer uma leitura termo a termo (não global);

consegue combinar vogais e consoantes numa mesma palavra, numa tentativa de combinar sons, sem tornar, ainda, sua escrita socializável. Por exemplo, CAL para cavalo.

Nível 5: Hipótese Alfabética
A criança:
  • compreende que a escrita tem função social;
  • compreende o modo de construção do código da escrita;
  • omite letras quando mistura as hipóteses alfabética e silábica;
  • não tem problemas de escrita no que se refere a conceito;
  • não é ortográfica e nem léxica.


A seguir sugestões de atividades pedagógicas a serem realizadas de acordo com cada fase de escrita.

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