Tradutor

Colocar no meu Blog!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Transtorno do Déficit de Atenção /Hiperatividade (TDAH)

O (TDAH) é caracterizado por uma constelação de problemas relacionados com falta de atenção, hiperatividade e impulsividade. Esses problemas resultam de um desenvolvimento não adequado e causam dificuldades na vida diária. O TDAH é um distúrbio bio-psicossocial, isto é, parece haver fortes fatores genéticos, biológicos, sociais e vivenciais que contribuem para a intensidade dos problemas experimentados. Pesquisas comprovam que o TDAH atinge 3% a 5% da população durante toda a vida. O diagnóstico precoce e tratamento adequado podem reduzir consideravelmente os conflitos familiares, escolares, comportamentais e psicológicos vividos por essas pessoas. Acredita-se que, através de diagnóstico e tratamento corretos, um grande número dos problemas, como repetência escolar e abandono dos estudos, depressão, distúrbios de comportamento, problemas vocacionais e de relacionamento, bem como abuso de drogas, pode ser adequadamente tratado e até mesmo, evitado.
As características do TDAH aparecem bem cedo para a maioria das pessoas, logo na primeira infância. O distúrbio é caracterizado por comportamentos crônicos, com duração de no mínimo 6 meses, que se instalam definitivamente antes dos 7 anos. Atualmente, 4 subtipos de TDAH foram classificados:
1. TDAH - tipo desatento - a pessoa apresenta, pelo menos, seis das seguintes características:
  • Não enxerga detalhes ou faz erros por falta de cuidado.
  • Dificuldade em manter a atenção.
  • Parece não ouvir.
  • Dificuldade em seguir instruções.
  • Dificuldade na organização.
  • Evita/não gosta de tarefas que exigem um esforço mental prolongado.
  • Frequentemente perde os objetos necessários para uma atividade.
  • Distrai-se com facilidade.
  • Esquecimento nas atividades diárias.

2. TDAH - tipo hiperativo/impulsivo: é definido se a pessoa apresenta seis das seguintes características:
  • Inquietação, mexendo as mãos e os pés ou se remexendo na cadeira.
  • Dificuldade em permanecer sentada.
  • Corre sem destino ou sobe nas coisas excessivamente (em adultos, há um sentimento subjetivo de inquietação).
  • Dificuldade em engajar-se numa atividade silenciosamente.
  • Fala excessivamente.
  • Responde a perguntas antes delas serem formuladas.
  • Age como se fosse movida a motor.
  • Dificuldade em esperar sua vez.
  • Interrompe e se intromete.

3. TDAH - tipo combinado: é caracterizado pela pessoa que apresenta os dois conjuntos de critérios dos tipos desatento e hiperativo/impulsivo.

4. TDAH - tipo não específico: a pessoa apresenta algumas características mas número insuficiente de sintomas para chegar a um diagnóstico completo. Esses sintomas, no entanto, desequilibram a vida diária.
Na idade escolar, crianças com TDAH apresentam uma maior probabilidade de repetência, evasão escolar, baixo rendimento acadêmico e dificuldades emocionais e de relacionamento social. Supõe-se que os sintomas do TDAH sejam catalisadores, tornando as crianças vulneráveis ao fracasso nas duas áreas mais importantes para um bom desenvolvimento - a escola e o relacionamento com os colegas.
É importante ressaltar que as pessoas com TDAH são sempre boas companheiras e, muitas vezes geniais, quando lhes damos a chance de demonstrarem seus talentos e potencialidades natos.

Seguem algumas dicas para lidar com os portadores da Hiperatividade:

O PORTADOR adolescente ou adulto, assim que o diagnóstico confirmar a existência do TDAH, informar-se o melhor possível sobre o que é esse transtorno e como conviver com ele.

Os PAIS, além de aprenderem tudo o que já se sabem sobre o transtorno, para poderem ajudar seu filho a enfrentar os desafios da sua condição é necessário estarem bem. Tenham uma atividade que relaxe e renove regularmente: correr, nadar, caminhar, meditar, rezar, sair juntos sem as crianças, fazer uma sauna, relaxar na poltrona favorita, ler um livro, sair com os amigos, etc.

O PROFESSOR, para começar, procurar saber o mais possível sobre o transtorno para ter a possibilidade de diferenciá-lo entre os vários problemas que o aluno pode apresentar (comorbidades), inclusive os de comportamento. É preciso saber fazer intervenções no ambiente da sala de aula de um aluno com TDAH, porque elas podem minimizar o impacto negativo do temperamento da criança. Também é necessário ter um repertório de estratégias para educar e melhorar suas habilidades deficientes.


Dica de filme: Procurando Nemo
Maiores informações, acesse:
www.dda-deficitdeatencao.com.br 
www.tdah.org.br
www.orientacoesmedicas.com.br/hiperatividadedda.asp

2 comentários:

  1. Olá ! Muito obrigada por atenderem o meu pedido ! Gostei muito do texto sobre TDAH e agora sei diferenciar uma pessoa hiperativa ! É sempre bom saber um pouquinho mais sobre estas coisas, não é?! Bom estive me analisando e descobri que tenho duas características no 1º dos tipos de TDAH e três no 2º! Porém não sou hiperativa ! Bjos ! Gostei muito viu ! Até mais !

    ResponderExcluir
  2. Ai gostei muito, aprendi muito, inclusive os detalhes que não sabia. Agradeço por esclarecer minhas dúvidas.

    ResponderExcluir