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quarta-feira, 20 de julho de 2011

Síndrome de Down

A origem da Síndrome de Down é de difícil identificação e engloba fatores genéticos e ambientais. As causas são inúmeras e complexas, envolvendo fatores pré, peri e pós-natais. Estima-se que a incidência da Síndrome de Down seja de 1 em cada 660 nascimentos, o que torna esta deficiência uma das mais comuns de nível genético.É uma alteração genética caracterizada pela presença do cromossomo 21, o que também é chamado de trissomia 21.
Além do déficit cognitivo e da dificuldade de comunicação, a pessoa com Síndrome de Down apresenta redução do tônus muscular, cientificamente chamada de hipotonia. Também são comuns problemas na coluna, na tireóide, nos olhos e no aparelho digestivo. Muitas vezes, a criança com essa deficiência nasce com anomalias cardíacas, solucionáveis com cirurgias.
Em relação à aprendizagem podem apresentar dificuldades em decompor tarefas, juntar habilidades e ideias, reter e transferir o que sabem e se adaptar a situações novas.
Como proceder com um aluno portador da Síndrome de Down?
  • Mantenha as atividades no nível das capacidades da criança, com desafios gradativos. Isso aumenta o sucesso na realização dos trabalhos.
  • Planeje pausas entre as atividades. Às vezes, o cansaço da criança faz com que as atividades pareçam missões impossíveis.
  • Valorize sempre o empenho e a produção. Quando se sente isolada do grupo e com pouca importância no trabalho e na rotina escolares, a criança adota atitudes reativas, como desinteresse, descumprimento de regras e provocações.
  • Estimule a partir do concreto necessitando de instruções visuais para consolidar o conhecimento. Uma maneira de incentivar a aprendizagem é o uso do brinquedo e de jogos educativos, tornando a atividade prazerosa e interessante. O ensino deve ser divertido e fazer parte da vida cotidiana, despertando assim o interesse pelo aprender.

Lembre-se: No processo de aprendizagem a criança com Síndrome de Down deve ser reconhecida como ela é, e não como gostaríamos que fosse. As diferenças devem ser vistas como ponto de partida e não de chegada na educação, para desenvolver estratégias e processos cognitivos adequados.
Você sabia...
Em 2006, a Associação Down Syndrome International instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional da Síndrome de Down.
Sugestão de filme: Síndrome de Down (O Oitavo Dia)
Quer saber mais?
Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD)
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)

Um comentário:

  1. Ai que belezinha !
    Eu acho muito bonita a forma como essas crianças e adultos portadores dessa Síndrome, são amorosos com as outras pessoas, e de como conseguem perdoar, muitas vezes, quando estão sendo recriminadas pela sociedade.
    Hoje tive a oportunidade de me deparar com uma criança portadora dessa Síndrome, e confesso que posso considerá-la, uma criança normal, pois é movida pela mesma alegria e euforia contagiante de uma criança. Fiquei surpresa ao chegar em casa e ver que postaram sobre a Síndrome de Down, vou assistir o filme indicado !
    Bjinhus e mais uma vez, Parabéns pela evolução do blog.

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